EN Boye Peter Wheelhouse, fueled by his passion for board games and motorsports, collaborated with his friend George Munday (a lawyer at the time) to develop the iconic Formula One (CRL) game for the ZX Spectrum, launched in 1985.
Born in July 1944 in Yorkshire, Peter moved with his family to the East End of London two years later. He pursued his education at London University's Goldsmiths’ College, where his fascination with mathematics led to his interest in programming upon encountering Algol 65 during the 1960s.
Shifting from his initial aspiration as a Mathematics teacher to the nascent computing industry, Peter swiftly ascended from a trainee programmer (in COBOL) to Principal Project Leader for a London local authority. In 1981, he transitioned to independent consultancy, focusing on Program Management, Business Change, and Quality Management across diverse industries. Predominantly based in the UK, his work also extended to assignments in Sweden, Portugal, Spain, France, and the USA. PT Boye Peter Wheelhouse, inspirado pela sua paixão por jogos de tabuleiro e desportos motorizados, colaborou com o seu amigo George Munday (advogado na época) para desenvolver o icónico jogo "Fórmula One" (CRL) para o ZX Spectrum, lançado em 1985.
Nascido em Julho de 1944 em Yorkshire, Peter mudou-se com a família para Londres dois anos depois. Estudou no Goldsmiths' College da Universidade de Londres, onde o seu fascínio pela matemática levou ao seu interesse pela programação, ao conhecer a linguagem Algol 65 durante a década de 1960.
Trocando a sua aspiração inicial de professor de matemática para a nascente indústria de informática, Peter rapidamente passou de programador estagiário (em COBOL) a líder principal de projecto de uma autoridade local de Londres. Em 1981, ele fez a transição para consultoria independente, com foco na Gestão de Programas, Gestão da Mudança e Gestão da Qualidade, em diversos sectores. Predominantemente baseado no Reino Unido, o seu trabalho estendeu-se também a missões na Suécia, Portugal, Espanha, França e EUA. EN Filipe Albuquerque is a Portuguese endurance driver who has raced with Red Bull, Audi Sport and, in 2020, made history by winning the 24 Hours of Le Mans (LMP2 class), European Le Mans Series and FIA World Endurance Championship in one season with United Autosports.
Like many of us, technologically speaking, Filipe started with a ZX Spectrum as his first computer, so a visit to the museum was promised.
As previously announced, we will have Peter Wheelhouse, creator of the iconic game "Formula One" (CRL) for the ZX Spectrum, present at the event. So, what better time to bring real and virtual motorsports together at the museum? We will have the opportunity to interview Filipe and better understand his relationship with the ZX Spectrum and its impact on his career.
Filipe will be with us on May 4th. Who will be able to beat him in a digital race? Don't miss this opportunity! PT Filipe Albuquerque é um piloto (automobilismo) português que competiu pela Red Bull, Audi Sport e, em 2020, fez história ao vencer as 24 Horas de Le Mans (classe LMP2), o European Le Mans Series e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA numa única temporada com a United Autosports. Atualmente o Filipe está a correr na categoria máxima GTP, do campeonato de Endurance IMSA, nos EUA. Terminou 2023 em segundo lugar.
Como muitos de nós, em termos tecnológicos o Filipe começou com um ZX Spectrum como primeiro computador e por isso estava prometida a visita ao museu.
Como anunciado previamente, vamos ter presente no evento Peter Wheelhouse, criador do icónico jogo "Formula One" (CRL) para o ZX Spectrum. Por isso, que melhor altura para juntar no museu o desporto automóvel real e virtual? Por isso vamos ter oportunidade de entrevistar o Filipe e perceber melhor a sua relação com o ZX Spectrum e que impacto teve no seu percurso.
O Filipe estará connosco no dia 4 de maio. Quem o conseguirá vencer numa prova digital? Não percam esta oportunidade! EN Milos Bazelides, a native of Dubnica / Slovakia, is a graphics programmer with more than two decades of experience in the video game industry.
Considered one of the pioneers of the PC size-coding scene, he's been active also within ZX Spectrum demo scene. Besides demos, he also authored several system programs and utilities including the original DivIDE firmware called FatWare. PT Milos Bazelides, natural de Dubnica / Eslováquia, é um programador de gráficos com mais de duas décadas de experiência na indústria dos videojogos.
Considerado um dos pioneiros da cena de size-coding para PC, tem estado ativo também na cena de demos do ZX Spectrum. Para além de demos, é também autor de vários programas de sistema e utilitários, incluindo o firmware original da DivIDE chamado FatWare. EN Pavel Cimbal, a native of Turnov / Czech Republic is a low-level programmer, hardware designer, university lecturer, and journalist.
Inside the retro computer community, he is perhaps best known as the designer of the popular mass storage interface called DivIDE but his expertise also extends to sound engines and compression algorithms. PT Pavel Cimbal, natural de Turnov, República Checa, é um programador de baixo nível, designer de hardware, professor universitário e jornalista.
Dentro da comunidade de computadores retro, é talvez mais conhecido como o designer da popular interface de armazenamento chamada DivIDE, mas a sua experiência também se estende a motores de som e algoritmos de compressão. EN Celso Martinho, renowned technologist as founder and CTO of Sapo in 95, the largest internet search portal in Portugal, mentors several companies and projects related to tech startups, entrepreneurship, and the maker scene. In his free time rebuilds old computers and program assembler.
He will be chatting with us during the event in a session where we will reflect on the importance of 80s technology and its connection to what we have today. PT Celso Martinho, tecnologista reconhecido como tendo sido fundador e CTO do Sapo em 95, o maior portal da internet em Portugal, mentor de várias empresas e projetos ligados às start-ups tecnológicas, empreendedorismo e mundo maker. Nas horas livres reconstrói máquinas antigas e programa assembler.
Irá estar à conversa connosco durante o evento numa sessão onde iremos refletir sobre a importância da tecnologia dos anos 80 e a sua ligação com a atualidade. EN In 2020, with the Cantanhede City Council, he created the world's first museum dedicated to the ZX Spectrum and everything surrounding it. We're talking about the museum's curator, João Diogo Ramos, who, of course, will be present at the event.
A communicator, dreamer, and entrepreneur, he has put all his energy into what he believes to be the project and legacy of his life. PT Em 2020, com a Câmara Municipal de Cantanhede, criou o primeiro museu no mundo dedicado ao ZX Spectrum e a tudo o que o rodeou. Estamos a falar do curador do museu, João Diogo Ramos, cuja presença no evento não poderia faltar.
Comunicador, sonhador e empreendedor, tem colocado toda a sua energia neste que acredita ser o projeto e o legado da sua vida. EN Filipe Veiga, a long-standing member of the museum team, co-founded, alongside Marcus Garrett, Teknamic Software (known as Bitnamic in Brazil), a Luso-Brazilian software company dedicated to reissuing classic games and publishing new titles for microcomputers such as the ZX Spectrum. Recently, they also launched, for the first time, titles for the ZX Spectrum Next. Additionally, he is a member of Planeta Sinclair, a blog founded by André Luna Leão, responsible for hundreds of preservation efforts of Portuguese programs. PT Filipe Veiga, membro de longa data da equipa do museu, co-fundou, juntamente com Marcus Garrett, a Teknamic Software (conhecida como Bitnamic no Brasil), uma empresa de software luso-brasileira dedicada à reedição de jogos clássicos e à publicação de novos títulos para microcomputadores como o ZX Spectrum. Recentemente, lançaram também, pela primeira vez, títulos para o ZX Spectrum Next. Para além disso, é membro do Planeta Sinclair, um blogue fundado por André Luna Leão, responsável por centenas de preservações de programas portugueses. EN Rui Martins, a long-time volunteer at the museum, has been collaborating with us in various ways. From repairing equipment to actively participating in the Street Gaming team, and of course, his work on the ZX Spectrum Robot, which deserves special mention. A project that involved controlling a robotic arm with a ZX Spectrum, skillfully implemented by Rui, was one of the museum's main attractions at LGW and even underwent scrutiny by an international technical audience at FOSDEM.
In addition to all this, Rui is a talented game creator for the ZX Spectrum, with titles like Aztec and Extruder enriching his resume. He also collaborated, alongside Jorge Martins, in the development of one of the latest mods for "Formula One" (CRL). We remind you that the creator of this game, Peter Wheelhouse, will be present at the event. PT Rui Martins, voluntário de longa data do museu, tem colaborado connosco de diversas formas. Desde a reparação de alguns equipamentos, até à participação ativa na equipa do Street Gaming, e claro o seu trabalho no ZX Spectrum Robot que merece especial destaque. Um projeto que pôs um braço robótico a ser controlado por um ZX Spectrum, que o Rui implementou com muita mestria, foi uma das principais atrações do museu na LGW e que foi inclusive alvo de escrutínio por parte de um público técnico internacional na FOSDEM.
Para além de tudo isto o Rui é um talentoso criador de jogos para o ZX Spectrum, com títulos como o Aztec e o Extruder a enriquecerem o seu currículo. Também colaborou, em parceria com Jorge Martins, no desenvolvimento de um dos mais recentes mods para o "Fórmula One" (CRL). Relembramos que o criador deste jogo, Peter Wheelhouse, estará presente no evento. EN Filipe Cruz learned to program through ZX Spectrum books when his father grounded him for a week for playing video games outside of permitted hours. A computer engineer by profession and a creative mind in his free time, he has been an active member of the demoscene since 1997 and is currently president of Associação Inércia, whose main goal is to promote demoscene culture in Portugal. PT Filipe Cruz aprendeu a programar através dos livros do ZX Spectrum quando o seu pai o colocou de castigo durante uma semana por jogar videojogos fora do horário permitido. Engenheiro informático de profissão e mente criativa nos tempos livres, ele é membro ativo da demoscene desde 1997 e atualmente presidente da Associação Inércia, cujo principal objetivo é promover a cultura da demoscene em Portugal. EN Miguel Guerreiro has been a ZX Spectrum enthusiast since the tender age of 5, with this computer accompanying and in certain cases shaping his life.
In recent years, we owe it to Miguel for having memory cards connected to ZX Spectrum clones or peripherals like DivMMC. In fact, Miguel is credited as a co-creator of the DivMMC specification, alongside Alessandro Dorigatti and Mario Prato. These advancements rely heavily on the esxDOS system, a creation of Miguel's in 2005.
In addition to his interest in new hardware and operating system programming, he has also been involved in the ZX Spectrum demoscene since 1995, accumulating various contacts at an international level. PT O Miguel Guerreiro é um entusiasta do ZX Spectrum desde a tenra idade de 5 anos, tendo este computador acompanhado e em certos casos moldado a sua vida.
Nos anos mais recentes, é ao Miguel que temos de agradecer o facto de termos cartões de memória ligados a clones do ZX Spectrum ou a periféricos tipo DivMMC e afins. Aliás, o Miguel é co-criador da especificação DivMMC, em conjunto com Alessandro Dorigatti e Mario Prato. Ora todos estes sistemas recorrem ao sistema esxDOS, criado pelo Miguel em 2005.
Além do seu interesse em novo hardware e programação de sistemas operativos, está também envolvido na "demoscene" do ZX Spectrum desde 1995, tendo acumulado vários contactos a nível internacional. EN Matt "Gasman" Westcott, a renowned demoscener, music artist, and ZX Spectrum guru.
He developed several ZX Spectrum demos and used his browser application tech know-how to develop several tools and emulators, including the bazematic live-coding tool for programming ZX Spectrum visuals using Z80 assembler, which we will be demonstrating at the event, with Gasman himself also participating remotely. PT Matt "Gasman" Westcott, reconhecido demoscener, músico e guru do ZX Spectrum.
Ao longo dos anos desenvolveu várias demos para o ZX Spectrum e utilizou o seu conhecimento como programador de plataformas da internet para desenvolver ferramentas e emuladores, incluindo o bazematic que iremos demonstrar durante o evento, um ambiente de desenvolvimento para programação ao vivo de visuais ZX Spectrum utilizando assembler Z80, que iremos demonstrar durante o evento com o próprio Gasman a também participar remotamente. EN Nuno Vinagre is an experienced professional in the field of Supply Chain Management and Logistics. A video game enthusiast, he has a special connection with classics from the Spectrum era, a passion that ignited at the age of 6.
In addition to games, Nuno also has other interests, including sim racing where he is a driver for CORE Motorsports, one of the leading Portuguese teams, notably winning the Top Split of the 24H of Le Mans in the GTE category in 2023.
This shared passion for motorsports and the ZX Spectrum led us to invite Nuno, along with João Diogo Ramos, to interview Filipe Albuquerque. Thank you for accepting this challenge! PT Nuno Vinagre é um profissional experiente na área de Gestão de Supply Chain e Logística. Entusiasta dos videojogos, tem uma conexão especial com os clássicos da era Spectrum, uma paixão que despertou aos 6 anos.
Além dos jogos, o Nuno também tem outros interesses, incluindo sim racing onde o Nuno é piloto da CORE Motorsports, uma das principais equipas portuguesas, com destaque para sua vitória no Top Split das 24H de Le Mans na categoria GTE em 2023.
Esta paixão conjunta pelos desportos motorizados e pelo ZX Spectrum, levou-nos a convidar o Nuno para, juntamente com o João Diogo Ramos, entrevistar o Filipe Albuquerque. Obrigado por aceitares este desafio! EN From an early age, he always showed an interest in technology in the form of small CASIO games, and was easily attracted to the ZX Spectrum when it came out in 1982. This curiosity quickly turned into a passion. He started with the BASIC provided in the ROM and after a few years he "dared" to deepen his knowledge by investigating the Z80 assembly, which he later used in various programmes he made.
In 1998, Nuno created an updated version of Formula One (CRL), Formula One 98 Edition Mod, with minor bug fixes, graphical improvements and an updated driver list.
Today he's a software architect for a large company, but he still spends time programming for eLeMeNtZX/esxDOS. He also has a project in hand that he hopes to complete soon. PT Desde pequeno sempre mostrou interesse pela tecnologia sob a forma de pequenos jogos da CASIO, sendo facilmente atraído pelo ZX Spectrum quando saiu em 1982. Essa curiosidade rapidamente transformou-se numa paixão. Passou pelo BASIC disponibilizado na ROM e após alguns anos “atreveu-se” a aprofundar conhecimento investigando o assembly do Z80 que posteriormente utilizou em vários programas que fez.
Em 1998, o Nuno criou uma versão atualizada do Formula One (CRL), a Formula One 98 Edition Mod, com pequenas correções de bugs, melhorias gráficas e uma lista de pilotos atualizada.
Hoje é arquiteto de software numa grande empresa, mas ainda reserva momentos para programar para o eLeMeNtZX/esxDOS. Além disso, tem um projeto em mãos que espera concluir em breve. EN Clem Chambers, CEO of Online Blockchain and a prolific financial writer, but you might know him as the founder of CRL, the publisher of ‘Formula One’ for the ZX Spectrum - the game developed by Peter Wheelhouse who will be present at Synergy.
Looks like he didn’t want to be left out, so he’s also coming to the event. PT Clem Chambers, CEO da Online Blockchain e um prolífico escritor financeiro, mas talvez o conheçam como o fundador da CRL, editora do 'Formula One' para o ZX Spectrum - o jogo desenvolvido por Peter Wheelhouse, que estará presente no Synergy.
Parece que ele não quis ficar de fora, por isso também vai estar no evento.
📣 Guest Speakers
Peter Wheelhouse
Filipe Albuquerque
Milos "BAZE" Bazelides
Pavel "Zilog" Cimbal
Celso Martinho
João Diogo Ramos
Filipe Veiga
Rui Martins
Filipe "ps" Cruz
Miguel "lordcoxis" Guerreiro
Matt "Gasman" Westcott
Nuno Vinagre
Nuno Pinto
Clem Chambers