ūüď£ Guest Speakers

cartaz

Peter Wheelhouse

peter wheelhouse

EN Boye Peter Wheelhouse, fueled by his passion for board games and motorsports, collaborated with his friend George Munday (a lawyer at the time) to develop the iconic Formula One (CRL) game for the ZX Spectrum, launched in 1985. Born in July 1944 in Yorkshire, Peter moved with his family to the East End of London two years later. He pursued his education at London University's Goldsmiths’ College, where his fascination with mathematics led to his interest in programming upon encountering Algol 65 during the 1960s. Shifting from his initial aspiration as a Mathematics teacher to the nascent computing industry, Peter swiftly ascended from a trainee programmer (in COBOL) to Principal Project Leader for a London local authority. In 1981, he transitioned to independent consultancy, focusing on Program Management, Business Change, and Quality Management across diverse industries. Predominantly based in the UK, his work also extended to assignments in Sweden, Portugal, Spain, France, and the USA.

PT Boye Peter Wheelhouse, inspirado pela sua paix√£o por jogos de tabuleiro e desportos motorizados, colaborou com o seu amigo George Munday (advogado na √©poca) para desenvolver o ic√≥nico jogo "F√≥rmula One" (CRL) para o ZX Spectrum, lan√ßado em 1985. Nascido em Julho de 1944 em Yorkshire, Peter mudou-se com a fam√≠lia para Londres dois anos depois. Estudou no Goldsmiths' College da Universidade de Londres, onde o seu fasc√≠nio pela matem√°tica levou ao seu interesse pela programa√ß√£o, ao conhecer a linguagem Algol 65 durante a d√©cada de 1960. Trocando a sua aspira√ß√£o inicial de professor de matem√°tica para a nascente ind√ļstria de inform√°tica, Peter rapidamente passou de programador estagi√°rio (em COBOL) a l√≠der principal de projecto de uma autoridade local de Londres. Em 1981, ele fez a transi√ß√£o para consultoria independente, com foco na Gest√£o de Programas, Gest√£o da Mudan√ßa e Gest√£o da Qualidade, em diversos sectores. Predominantemente baseado no Reino Unido, o seu trabalho estendeu-se tamb√©m a miss√Ķes na Su√©cia, Portugal, Espanha, Fran√ßa e EUA.

Filipe Albuquerque

filipe albuquerque

EN Filipe Albuquerque is a Portuguese endurance driver who has raced with Red Bull, Audi Sport and, in 2020, made history by winning the 24 Hours of Le Mans (LMP2 class), European Le Mans Series and FIA World Endurance Championship in one season with United Autosports. Like many of us, technologically speaking, Filipe started with a ZX Spectrum as his first computer, so a visit to the museum was promised. As previously announced, we will have Peter Wheelhouse, creator of the iconic game "Formula One" (CRL) for the ZX Spectrum, present at the event. So, what better time to bring real and virtual motorsports together at the museum? We will have the opportunity to interview Filipe and better understand his relationship with the ZX Spectrum and its impact on his career. Filipe will be with us on May 4th. Who will be able to beat him in a digital race? Don't miss this opportunity!

PT Filipe Albuquerque √© um piloto (automobilismo) portugu√™s que competiu pela Red Bull, Audi Sport e, em 2020, fez hist√≥ria ao vencer as 24 Horas de Le Mans (classe LMP2), o European Le Mans Series e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA numa √ļnica temporada com a United Autosports. Atualmente o Filipe est√° a correr na categoria m√°xima GTP, do campeonato de Endurance IMSA, nos EUA. Terminou 2023 em segundo lugar. Como muitos de n√≥s, em termos tecnol√≥gicos o Filipe come√ßou com um ZX Spectrum como primeiro computador e por isso estava prometida a visita ao museu. Como anunciado previamente, vamos ter presente no evento Peter Wheelhouse, criador do ic√≥nico jogo "Formula One" (CRL) para o ZX Spectrum. Por isso, que melhor altura para juntar no museu o desporto autom√≥vel real e virtual? Por isso vamos ter oportunidade de entrevistar o Filipe e perceber melhor a sua rela√ß√£o com o ZX Spectrum e que impacto teve no seu percurso. O Filipe estar√° connosco no dia 4 de maio. Quem o conseguir√° vencer numa prova digital? N√£o percam esta oportunidade!

Milos "BAZE" Bazelides

milos bazelides

EN Milos Bazelides, a native of Dubnica / Slovakia, is a graphics programmer with more than two decades of experience in the video game industry. Considered one of the pioneers of the PC size-coding scene, he's been active also within ZX Spectrum demo scene. Besides demos, he also authored several system programs and utilities including the original DivIDE firmware called FatWare.

PT Milos Bazelides, natural de Dubnica / Eslov√°quia, √© um programador de gr√°ficos com mais de duas d√©cadas de experi√™ncia na ind√ļstria dos videojogos. Considerado um dos pioneiros da cena de size-coding para PC, tem estado ativo tamb√©m na cena de demos do ZX Spectrum. Para al√©m de demos, √© tamb√©m autor de v√°rios programas de sistema e utilit√°rios, incluindo o firmware original da DivIDE chamado FatWare.

Pavel "Zilog" Cimbal

pavel cimbal

EN Pavel Cimbal, a native of Turnov / Czech Republic is a low-level programmer, hardware designer, university lecturer, and journalist. Inside the retro computer community, he is perhaps best known as the designer of the popular mass storage interface called DivIDE but his expertise also extends to sound engines and compression algorithms.

PT Pavel Cimbal, natural de Turnov, Rep√ļblica Checa, √© um programador de baixo n√≠vel, designer de hardware, professor universit√°rio e jornalista. Dentro da comunidade de computadores retro, √© talvez mais conhecido como o designer da popular interface de armazenamento chamada DivIDE, mas a sua experi√™ncia tamb√©m se estende a motores de som e algoritmos de compress√£o.

Celso Martinho

celso martinho

EN Celso Martinho, renowned technologist as founder and CTO of Sapo in 95, the largest internet search portal in Portugal, mentors several companies and projects related to tech startups, entrepreneurship, and the maker scene. In his free time rebuilds old computers and program assembler. He will be chatting with us during the event in a session where we will reflect on the importance of 80s technology and its connection to what we have today.

PT Celso Martinho, tecnologista reconhecido como tendo sido fundador e CTO do Sapo em 95, o maior portal da internet em Portugal, mentor de v√°rias empresas e projetos ligados √†s start-ups tecnol√≥gicas, empreendedorismo e mundo maker. Nas horas livres reconstr√≥i m√°quinas antigas e programa assembler. Ir√° estar √† conversa connosco durante o evento numa sess√£o onde iremos refletir sobre a import√Ęncia da tecnologia dos anos 80 e a sua liga√ß√£o com a atualidade.

Jo√£o Diogo Ramos

jo√£o diogo ramos

EN In 2020, with the Cantanhede City Council, he created the world's first museum dedicated to the ZX Spectrum and everything surrounding it. We're talking about the museum's curator, Jo√£o Diogo Ramos, who, of course, will be present at the event. A communicator, dreamer, and entrepreneur, he has put all his energy into what he believes to be the project and legacy of his life.

PT Em 2020, com a C√Ęmara Municipal de Cantanhede, criou o primeiro museu no mundo dedicado ao ZX Spectrum e a tudo o que o rodeou. Estamos a falar do curador do museu, Jo√£o Diogo Ramos, cuja presen√ßa no evento n√£o poderia faltar. Comunicador, sonhador e empreendedor, tem colocado toda a sua energia neste que acredita ser o projeto e o legado da sua vida.

Filipe Veiga

filipe veiga

EN Filipe Veiga, a long-standing member of the museum team, co-founded, alongside Marcus Garrett, Teknamic Software (known as Bitnamic in Brazil), a Luso-Brazilian software company dedicated to reissuing classic games and publishing new titles for microcomputers such as the ZX Spectrum. Recently, they also launched, for the first time, titles for the ZX Spectrum Next. Additionally, he is a member of Planeta Sinclair, a blog founded by André Luna Leão, responsible for hundreds of preservation efforts of Portuguese programs.

PT Filipe Veiga, membro de longa data da equipa do museu, co-fundou, juntamente com Marcus Garrett, a Teknamic Software (conhecida como Bitnamic no Brasil), uma empresa de software luso-brasileira dedicada √† reedi√ß√£o de jogos cl√°ssicos e √† publica√ß√£o de novos t√≠tulos para microcomputadores como o ZX Spectrum. Recentemente, lan√ßaram tamb√©m, pela primeira vez, t√≠tulos para o ZX Spectrum Next. Para al√©m disso, √© membro do Planeta Sinclair, um blogue fundado por Andr√© Luna Le√£o, respons√°vel por centenas de preserva√ß√Ķes de programas portugueses.

Rui Martins

rui martins

EN Rui Martins, a long-time volunteer at the museum, has been collaborating with us in various ways. From repairing equipment to actively participating in the Street Gaming team, and of course, his work on the ZX Spectrum Robot, which deserves special mention. A project that involved controlling a robotic arm with a ZX Spectrum, skillfully implemented by Rui, was one of the museum's main attractions at LGW and even underwent scrutiny by an international technical audience at FOSDEM. In addition to all this, Rui is a talented game creator for the ZX Spectrum, with titles like Aztec and Extruder enriching his resume. He also collaborated, alongside Jorge Martins, in the development of one of the latest mods for "Formula One" (CRL). We remind you that the creator of this game, Peter Wheelhouse, will be present at the event.

PT Rui Martins, volunt√°rio de longa data do museu, tem colaborado connosco de diversas formas. Desde a repara√ß√£o de alguns equipamentos, at√© √† participa√ß√£o ativa na equipa do Street Gaming, e claro o seu trabalho no ZX Spectrum Robot que merece especial destaque. Um projeto que p√īs um bra√ßo rob√≥tico a ser controlado por um ZX Spectrum, que o Rui implementou com muita mestria, foi uma das principais atra√ß√Ķes do museu na LGW e que foi inclusive alvo de escrut√≠nio por parte de um p√ļblico t√©cnico internacional na FOSDEM. Para al√©m de tudo isto o Rui √© um talentoso criador de jogos para o ZX Spectrum, com t√≠tulos como o Aztec e o Extruder a enriquecerem o seu curr√≠culo. Tamb√©m colaborou, em parceria com Jorge Martins, no desenvolvimento de um dos mais recentes mods para o "F√≥rmula One" (CRL). Relembramos que o criador deste jogo, Peter Wheelhouse, estar√° presente no evento.

Filipe "ps" Cruz

filipe cruz

EN Filipe Cruz learned to program through ZX Spectrum books when his father grounded him for a week for playing video games outside of permitted hours. A computer engineer by profession and a creative mind in his free time, he has been an active member of the demoscene since 1997 and is currently president of Associação Inércia, whose main goal is to promote demoscene culture in Portugal.

PT Filipe Cruz aprendeu a programar através dos livros do ZX Spectrum quando o seu pai o colocou de castigo durante uma semana por jogar videojogos fora do horário permitido. Engenheiro informático de profissão e mente criativa nos tempos livres, ele é membro ativo da demoscene desde 1997 e atualmente presidente da Associação Inércia, cujo principal objetivo é promover a cultura da demoscene em Portugal.

Miguel "lordcoxis" Guerreiro

miguel guerreiro

EN Miguel Guerreiro has been a ZX Spectrum enthusiast since the tender age of 5, with this computer accompanying and in certain cases shaping his life. In recent years, we owe it to Miguel for having memory cards connected to ZX Spectrum clones or peripherals like DivMMC. In fact, Miguel is credited as a co-creator of the DivMMC specification, alongside Alessandro Dorigatti and Mario Prato. These advancements rely heavily on the esxDOS system, a creation of Miguel's in 2005. In addition to his interest in new hardware and operating system programming, he has also been involved in the ZX Spectrum demoscene since 1995, accumulating various contacts at an international level.

PT O Miguel Guerreiro √© um entusiasta do ZX Spectrum desde a tenra idade de 5 anos, tendo este computador acompanhado e em certos casos moldado a sua vida. Nos anos mais recentes, √© ao Miguel que temos de agradecer o facto de termos cart√Ķes de mem√≥ria ligados a clones do ZX Spectrum ou a perif√©ricos tipo DivMMC e afins. Ali√°s, o Miguel √© co-criador da especifica√ß√£o DivMMC, em conjunto com Alessandro Dorigatti e Mario Prato. Ora todos estes sistemas recorrem ao sistema esxDOS, criado pelo Miguel em 2005. Al√©m do seu interesse em novo hardware e programa√ß√£o de sistemas operativos, est√° tamb√©m envolvido na "demoscene" do ZX Spectrum desde 1995, tendo acumulado v√°rios contactos a n√≠vel internacional.

Matt "Gasman" Westcott

gasman

EN Matt "Gasman" Westcott, a renowned demoscener, music artist, and ZX Spectrum guru. He developed several ZX Spectrum demos and used his browser application tech know-how to develop several tools and emulators, including the bazematic live-coding tool for programming ZX Spectrum visuals using Z80 assembler, which we will be demonstrating at the event, with Gasman himself also participating remotely.

PT Matt "Gasman" Westcott, reconhecido demoscener, m√ļsico e guru do ZX Spectrum. Ao longo dos anos desenvolveu v√°rias demos para o ZX Spectrum e utilizou o seu conhecimento como programador de plataformas da internet para desenvolver ferramentas e emuladores, incluindo o bazematic que iremos demonstrar durante o evento, um ambiente de desenvolvimento para programa√ß√£o ao vivo de visuais ZX Spectrum utilizando assembler Z80, que iremos demonstrar durante o evento com o pr√≥prio Gasman a tamb√©m participar remotamente.

Nuno Vinagre

nuno vinagre

EN Nuno Vinagre is an experienced professional in the field of Supply Chain Management and Logistics. A video game enthusiast, he has a special connection with classics from the Spectrum era, a passion that ignited at the age of 6. In addition to games, Nuno also has other interests, including sim racing where he is a driver for CORE Motorsports, one of the leading Portuguese teams, notably winning the Top Split of the 24H of Le Mans in the GTE category in 2023. This shared passion for motorsports and the ZX Spectrum led us to invite Nuno, along with Jo√£o Diogo Ramos, to interview Filipe Albuquerque. Thank you for accepting this challenge!

PT Nuno Vinagre é um profissional experiente na área de Gestão de Supply Chain e Logística. Entusiasta dos videojogos, tem uma conexão especial com os clássicos da era Spectrum, uma paixão que despertou aos 6 anos. Além dos jogos, o Nuno também tem outros interesses, incluindo sim racing onde o Nuno é piloto da CORE Motorsports, uma das principais equipas portuguesas, com destaque para sua vitória no Top Split das 24H de Le Mans na categoria GTE em 2023. Esta paixão conjunta pelos desportos motorizados e pelo ZX Spectrum, levou-nos a convidar o Nuno para, juntamente com o João Diogo Ramos, entrevistar o Filipe Albuquerque. Obrigado por aceitares este desafio!

Nuno Pinto

nuno pinto

EN From an early age, he always showed an interest in technology in the form of small CASIO games, and was easily attracted to the ZX Spectrum when it came out in 1982. This curiosity quickly turned into a passion. He started with the BASIC provided in the ROM and after a few years he "dared" to deepen his knowledge by investigating the Z80 assembly, which he later used in various programmes he made. In 1998, Nuno created an updated version of Formula One (CRL), Formula One 98 Edition Mod, with minor bug fixes, graphical improvements and an updated driver list. Today he's a software architect for a large company, but he still spends time programming for eLeMeNtZX/esxDOS. He also has a project in hand that he hopes to complete soon.

PT Desde pequeno sempre mostrou interesse pela tecnologia sob a forma de pequenos jogos da CASIO, sendo facilmente atra√≠do pelo ZX Spectrum quando saiu em 1982. Essa curiosidade rapidamente transformou-se numa paix√£o. Passou pelo BASIC disponibilizado na ROM e ap√≥s alguns anos ‚Äúatreveu-se‚ÄĚ a aprofundar conhecimento investigando o assembly do Z80 que posteriormente utilizou em v√°rios programas que fez. Em 1998, o Nuno criou uma vers√£o atualizada do Formula One (CRL), a Formula One 98 Edition Mod, com pequenas corre√ß√Ķes de bugs, melhorias gr√°ficas e uma lista de pilotos atualizada. Hoje √© arquiteto de software numa grande empresa, mas ainda reserva momentos para programar para o eLeMeNtZX/esxDOS. Al√©m disso, tem um projeto em m√£os que espera concluir em breve.

Clem Chambers

clem chambers

EN Clem Chambers, CEO of Online Blockchain and a prolific financial writer, but you might know him as the founder of CRL, the publisher of ‚ÄėFormula One‚Äô for the ZX Spectrum - the game developed by Peter Wheelhouse who will be present at Synergy. Looks like he didn‚Äôt want to be left out, so he‚Äôs also coming to the event.

PT Clem Chambers, CEO da Online Blockchain e um prolífico escritor financeiro, mas talvez o conheçam como o fundador da CRL, editora do 'Formula One' para o ZX Spectrum - o jogo desenvolvido por Peter Wheelhouse, que estará presente no Synergy. Parece que ele não quis ficar de fora, por isso também vai estar no evento.